www.ser.de www.ser.at www.ser.ch www.ser-solutions.com www.ser-solutions.fr www.ser-solutions.ru www.ser-solutions.pl www.ser-solutions.es www.ser-solutions.pt www.ser-solutions.com.tr www.ser-solutions.nl www.ser-solutions.cn www.ser.ae

Arquitetura do Doxis4 – em harmonia
com os processos de negócio

A arquitectura moderna do Doxis4

As estruturas estáticas já não têm futuro na área de TI. A arquitetura orientada a serviços (SOA) introduziu uma mudança de paradigmas completa em TI, pois em primeiro plano já não estão as aplicações, mas sim os processos de negócio. Agora, decide-se quase instantaneamente quais os serviços que comunicam entre si, de acordo com as necessidades. A interação numa SOA é totalmente automática. Apesar de um processo poder ser iniciado pelo utilizador ou por um evento, o processamento decorre de forma independente e automática. Um exemplo prático de um processo apoiado pela SOA é a aprovação automática de uma fatura: Se a entrada de produtos e as faturas relativas a um pedido correspondem e se não forem registadas reclamações, a ordem de pagamento pode ser efetuada automaticamente.

O Doxis4 iECM-Suite baseia-se numa arquitetura moderna orientada a serviços (SOA, Service Oriented Architecture). A arquitetura de aplicação flexível organiza todas as funções em serviços, com base nos quais são desenvolvidas aplicações de ECM de forma flexível. Os serviços básicos comuns para autorização, segurança, eventos, auditoria e gestão de metadados servem de base para a criação de serviços de ECM com mais qualidade para gerir documentos, processos e dossiers numa plataforma comum e universal. A plataforma comum e a combinação flexível de serviços permitem um desenvolvimento progressivo da aplicação. Por exemplo, os documentos do Doxis4 Archive Service podem ser facilmente associados aos dossiers graças ao Doxis4 Records & Relationship Service.

Doxis4 iECM-Suite

  • plataforma orientada a serviços
  • separação estrutural de conteúdos e metadados
  • compatível com Unicode
  • comunicação SOAP WebService
  • tecnologia básica JEE
  • independente do sistema operativo e da base de dados

Baseada numa arquitetura moderna de 3 camadas (three tier architecture), o Doxis4 iECM-Suite divide-se em:

  • Camada de apresentação (client tier)
  • Camada de lógica (application-server tier)
  • Camada de armazenamento de dados (data and storage server tier)

Cada uma das camadas individuais está totalmente separada das outras. Tal permite reduzir a complexidade das dependências no sistema.

O Doxis4 Content Service Bus

O Doxis4 Content Service Bus (ou CSB) é responsável pela coordenação ("orquestração") entre os serviços do Doxis4. Deste modo, é possível executar diversas aplicações de ECM de forma coerente com apenas uma instalação. O Doxis4 CSB funciona como um servidor de metadados que gere os índices de todos os tipos de objetos de informação utilizados no Doxis4 iECM-Suite, como, por exemplo, documentos, dossiers e processos, disponibilizando-os igualmente para diferentes serviços básicos e especializados. Tal significa que toda a lógica de informações incluída no Doxis4 iECM-Suite só é criada uma vez, sendo depois gerida centralmente.

O Doxis4 CSB e o Doxis4 Storage Service são aplicações baseadas em Java, pelo que podem ser amplamente utilizados, independentemente do sistema operativo base. As aplicações cliente podem aceder aos servidores através de diferentes interfaces tecnológicas: as aplicações Windows utilizam uma interface .NET COM, enquanto as aplicações web e outros clientes independentes da plataforma utilizam uma interface Java. Está disponível uma interface WebService para todas as aplicações.

Serviços básicos

Os serviços básicos ou técnicos são essenciais para o funcionamento do Doxis4 e, por isso, são parte integrante de qualquer instalação do Doxis4. 

Serviços especializados

Os serviços especializados, ou serviços de ECM, processam e gerem diretamente os metadados e os conteúdos. São utilizados diferentes serviços, dependendo da solução em questão.

Pesquisar sem perder tempo

A separação estrutural de metadados e conteúdos apresenta uma série de vantagens que incluem, entre outras, permitir ao utilizador fazer pesquisas em bases de dados volumosas e apresentar listas de resultados em apenas alguns segundos. 

Test
Preview Lupe
Screen
Test
Preview Lupe
Screen

Uma base para todos os requisitos empresariais

Os documentos, os dossiers e os processos podem ser combinados e associados de várias formas diferentes. Esta capacidade de combinação permite uma abordagem exaustiva com base numa arquitetura uniforme, tendo em consideração as necessidades individuais de diversos setores de especialização e tarefas.

Aplicações complexas sem programação

No Doxis4 cubeDesigner, o único cliente de configuração especializado do Doxis4-Suite, a lógica de negócio é reproduzida separadamente das condições técnicas. Desta forma, as regras relacionadas com o acesso à informação, processos de aprovação, processos de suspensão e períodos de retenção podem ser atribuídas e mantidas pelos próprios especialistas, enquanto o departamento de TI lida com a administração do Doxis4 iECM-Suite numa consola de administração específica. Consequentemente, a lógica de negócio adapta-se rapidamente de modo a satisfazer os novos requisitos. Também neste caso se manifesta a agilidade do Doxis4 iECM-Suite. 

Test
Preview Lupe
Screen