www.ser.de www.ser.at www.ser.ch www.ser-solutions.com www.ser-solutions.fr www.ser-solutions.ru www.ser-solutions.pl www.ser-solutions.es www.ser-solutions.pt www.ser-solutions.com.tr www.ser-solutions.nl www.ser-solutions.cn www.ser.ae

A BPM híbrida com o Doxis4 combina os processos ágeis e guiados por modelos, bem como BPM e ECM

Estreia com sucesso do Doxis4 BPM

(07.04.2015 - Bonn) Os sistemas de BPM híbridos que dominam os processos guiados por modelos (com base em regras) e ágeis (flexíveis) representam o futuro. Tal foi confirmado pelos analistas e consultores Gartner e Zöller & Partner na estreia do Doxis4 BPM em Bona. O Doxis4 BPM híbrido combina o melhor de ambos os mundos num único software, numa plataforma tecnológica. Um modelo de referência para as gerações futuras de software de BPM. 


Mais de 200 participantes da Alemanha, Áustria, Suíça, Polónia, Benelux, França, Espanha e Itália viajaram até Bona para assistirem à estreia do novo software de BPM da SER. O novo Doxis4 BPM foi apresentado pela primeira vez ao vivo no Museu de Arte. Não havia um único lugar livre no auditório. Em paralelo, a SER ofereceu igualmente uma transmissão em direto do evento, tanto em língua alemã como em língua inglesa, para aqueles que não podiam comparecer presencialmente, contando com uma participação extremamente ativa. Os consultores e peritos de ECM da SER focaram as múltiplas facetas de uma nova geração de software de gestão de processos empresariais. Os consultores de soluções da SER apresentaram ao vivo um processo de aquisição com base em regras e um planeamento de tarefas típico do setor de eventos usando a nova gestão de tarefas & processos do Doxis4.

Manfred Zerwas, sócio-gerente do Grupo SER, apresentou os pontos principais do novo Doxis4 BPM: Enquanto software híbrido, combina a BPM adaptativa e normativa, bem como a ECM & BPM numa única plataforma tecnológica, permitindo uma transição suave dos processos ad hoc flexíveis para os normalizados. "Olhamos para a ECM e BPM como duas faces da mesma moeda", afirmou Manfred Zerwas, explicando o conceito da solução de BPM integrada da SER. "Todas as funções de ECM & BPM podem ser utilizadas com apenas um software de ambiente de trabalho. Isso permite estratégias de entrada e de expansão flexíveis. O nosso lema é: tanta liberdade quanto possível, tantas regras quantas necessárias", segundo Zerwas.

O comité de peritos no evento de lançamento do Doxis4 em Bona, da esquerda para a direita: Marc Kerremans, Gartner; Dr. Gregor Joeris, SER; Bernhard Zöller, Zöller & Partner e o moderador Markus D. Hartbauer, SER

Sistemas híbridos para administradores e trabalhadores do conhecimento

Os consultores de TI confirmaram nas suas análises a necessidade do mercado de soluções híbridas compatíveis com processos fortemente regularizados (production) e a gestão de casos adaptativa (ad hoc). Marc Kerremans, diretor de investigação na Gartner, explicou durante a sua palestra que os processos empresariais fortemente normalizados estão atualmente em declínio e que é preciso lidar com um número crescente de tarefas não regulamentadas. Naturalmente, a BPM vai continuar a ser compatível com processos normalizados para aumentar a eficácia e assegurar a conformidade. Ao mesmo tempo, é necessária uma compatibilidade melhor para as tarefas específicas que não apresentam processos predefinidos. Kerremans falou sobre uma abordagem híbrida, como, por exemplo, a que ocorre em hospitais. Desde a entrada do doente no hospital até ao tratamento, existe uma série de processos estruturados, mas também atividades individuais, que variam consoante o caso. A combinação entre ambos resulta num processo híbrido.

Bernhard Zöller, diretor executivo da Zöller & Partner, sublinhou igualmente a importância de um sistema de BPM que satisfaça as necessidades de diferentes grupos de utilizadores hoje em dia. "Gosto especialmente do conceito do fluxo de trabalho híbrido que combina, em princípio, ambas as ideias." Até ao momento, estes processos eram separados no mercado. Bernhard Zöller destacou ainda outro ponto importante durante a sua apresentação: "Para nós, DMS e ECM estão inseparavelmente ligados ao tema dos processos digitais". Os novos conceitos sobre como trabalhar hoje em dia de forma remota a partir de casa, para os clientes, funcionam apenas num mundo sem papel. Por isso, define o tema do fluxo do trabalho e a forma como iremos trabalhar em conjunto no futuro como estreitamente ligado ao tema geral da digitalização dos antigos documentos analógicos. Referiu ainda a importância do envolvimento precoce dos utilizadores para o sucesso de projetos de BPM. Os benefícios concretos das aplicações para o utilizador final e o seu departamento, bem como para a empresa global, devem ser sempre comunicados para assegurar o seu acompanhamento.

Participantes qualificados com focalização em BPM

A combinação entre teoria, análises de mercado e apresentações do produto ao vivo foram bem recebidas pelos participantes: "Achei especialmente interessante a palestra do Sr. Dr. Joeris, que primeiro apresentou a tecnologia e depois o produto através de uma demonstração ao vivo", relatou Verena Köhler da HANSA-FLEX AG. "Levo comigo muitas ideias que certamente podemos integrar no nosso projeto de fluxo de trabalho", afirma Ingo Schäfer da Union IT-Services GmbH. Martin Treder, da DHL Express Global Head Office, chegou à mesma conclusão: "Levo comigo um grande número de sugestões sobre como poderíamos implementar enquanto empresa o produto Doxis4 para além das medidas atuais."

Contacto de imprensa

Estamos à sua disposição para questões relativas à imprensa, via e-mail ou telefone.

SER Solutions Deutschland GmbH
Relações públicas
Joseph-Schumpeter-Allee 19
D-53227 Bonn
www.ser.de
presse@ser.de

Pessoa de contacto

Senhora Bärbel Heuser-Roth
E-mail: baerbel.heuser-roth@ser.de
Tel.: +49 (0) 228 90896 220

Sobre o Grupo SER

SER é o maior fabricante europeu de software* de soluções completas de Enterprise Content Management associadas à logística da informação. Com mais de 550 colaboradores em 15 sociedades nas 22 unidades internacionais próprias, a SER oferece aos seus clientes serviços personalizados de aconselhamento, apoio, implementação e manutenção, no local. Contamos ainda com uma rede de parceiros experientes. No total, são mais de 2.000 referências de clientes SER a nível mundial – metade das quais empresas cotadas no DAX-30 – com mais de 1 milhão utilizadores.

A SER desenvolve software “Made in Germany” para empresas de todos os setores, ha já 35 anos. O completo sistema Doxis4 iECM-Suite, orientado para o serviço, é um marco tecnológico e oferece possibilidades flexíveis para todos os cenários ECM. O leque de soluções contempla a gestão e o arquivamento eletrónico de documentos, dossiers e fluxo de trabalho eletrónicos, o processamento automatizado da caixa de entrada e do arquivamento de e-mails.

* De acordo com os últimos balanços publicados, a SER ocupa a liderança da lista dos maiores fabricantes europeus de ECM no que diz respeito a vendas, margem bruta, resultado de exploração e número de colaboradores.